Mensagem do Presidente

Estimados colegas e parceiros,

Aproxima-se o nosso 32º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, a ser realizado nos dias 30/04 a 02/05/2020, no Hotel Deville Prime Salvador, local cujos auditórios, serviços e a própria beleza natural agradaram muito a todos, na última edição.

Já consagrado como terceiro maior congresso estadual de cardiologia, nosso evento destaca-se sempre pelo altíssimo nível científico, além de um esperado momento para confraternização entre todos nós que temos a cardiologia como ofício.

Para manter a tradição de excelência científica, desde maio/2019 toda a diretoria está planejando detalhes do evento e, sob a supervisão do Diretor Científico Dr. Joberto Sena, cuidadosamente elaborando a grade científica, aliando os mais recentes conceitos e avanços à prática clínica da cardiologia no dia-a-dia. Além da presença do nosso convidado internacional, Professor da Duke University, Renato Lopes, autor do estudo mais comentado do ano de 2019 (AUGUSTUS trial) e um dos líderes do estudo ISCHEMIA, outros novos nomes que despontam no cenário nacional estão sendo contactados e serão novidades em nosso congresso.

Além disso, com o objetivo de incentivar as interações sociais de todos os cardiologistas, fechamos um acordo com o hotel para tornar mais acessível a hospedagem dos sócios inscritos que assim desejarem durante o evento. Adicionalmente, promoveremos algumas atividades esportivas/recreativas em horários noturnos e no sábado cedo, para todos os inscritos e familiares, além da já esperada festa de encerramento.

Assim, com o novo impulso econômico do país, nosso crescente otimismo e o sucesso dos últimos eventos, temos expectativa de que este 32º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia seja um grande e inesquecível congresso, unindo todos os cardiologistas do nosso e de outros estados para contínua troca de experiências e fortalecimento de vínculos fraternais.

Fiquem atentos aos prazos de inscrições com descontos e prazos para envio de temas-livres.
Será mais uma vez um prazer reencontrar todos!
Até lá!


Gilson Feitosa-Filho
Presidente da SBC/BA 2020-2021


Mensagem da Comissão Científica

Prezados amigos e colegas cardiologistas,

De 30/04 a 02/05/20, teremos mais um Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, desta vez em sua 32° Edição. O nosso congresso se consolidou como o terceiro maior entre os eventos estaduais, sendo sempre uma ótima oportunidade de congraçamento entre todos os representantes da cardiologia baiana.

Estamos trabalhando na construção de uma ampla grade científica, que contemple os avanços e condutas mais relevantes na Cardiologia e muitas novidades são esperadas:

• Com a maior grade científica dos 32 anos, o congresso baiano abordará desde temas de nosso dia-a-dia a temas de inéditos avanços científicos no mundo.
• Teremos 4 salas simultâneas para contemplar as novidades de todas as áreas de atuação da cardiologia no Hotel Deville Prime.
• O Simpósio Conjunto SBC-BA/Duke fará parte da primeira manhã, e contará novamente com a participação do nosso amigo e colega, Renato Lopes. Teremos mais uma excelente oportunidade de discussão envolvendo aspectos de metodologia científica e as implicações dos principais trabalhos recentemente publicados.
• Teremos novas atividades programadas que tornarão o congresso ainda mais atrativo: Haverá uma sala adicional que discutirá o emprego de Ressonância e Tomografia Cardiovascular sob a coordenação de Jorge Andion Torreão no dia 01 de maio de 2020, além de um simpósio de cardiologia clínica com a participação de Eduardo Lapa do Cardiopapers no dia 2 de maio de 2020.
• Os temas-livres poderão ser submetidos a partir de 05/12/2019, e o sistema de envio ficará disponível até o dia 29 de março/2020 (prazo improrrogável).

Esperamos a participação de colegas cardiologistas de toda a Bahia e de outros estados, assim como especialistas de outras áreas com interesse comum. Obtivemos recorde de encaminhamento de temas livres no último ano e esperamos superar este número no próximo ano.

Assim, convidamos todos os colegas que agendem e preparem-se para este evento grandioso, a ser realizado no Hotel Deville Prime, de 30 de abril a 02 de maio de 2020.

Um grande abraço a todos!


Joberto Pinheiro Sena
Diretor Científico da SBC/BA



Gustavo Feitosa / Márcia Noya / Marcus Andrade / Rafael Modesto
Membros da Comissão Científica












Sociedade Brasileira de Cardiologia | Todos os Direitos Reservados © Copyright 2019