As Doenças Cardiovasculares permeiam o ser humano desde a mais tenra infância até o idoso e muito idoso, comprometendo homens e mulheres, a maioria em seu momento mais produtivo, matando 300 mil brasileiros a cada ano, predominantemente no seio da população mais pobre. É portanto a nossa principal causa de morte e representa um imenso desafio de saúde pública a ser enfrentado por nossos governantes nas esferas municipal, estadual e federal.
É responsabilidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Decreto de Utilidade Pública nº 45.342 de 27/01/59) treinar, atualizar e preparar médicos para atenderem eficientemente esse imenso contingente de cardiopatas, bem como, empreenderem ações comunitárias de detecção e esclarecimento à população em geral de como controlar as condições que predispõem os indivíduos a se tornarem doentes do coração, enfocando e enaltecendo os princípios da medicina preventiva.
O XI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia/Centro-Oeste e o XIX Fórum da Sociedade Centro-Oeste de Cirurgia Cardiovascular têm como tema central “A PRÁTICA CARDIOLÓGICA NA VIDA REAL”, objetivando proporcionar, simultaneamente, aos cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, emergencistas, intensivistas e demais profissionais de saúde, conhecimentos, protocolos e condutas regularmente empregadas no adequado atendimento aos pacientes cardiopatas. Isto se torna mais importante à medida que constatamos que cerca de 70% dos brasileiros com doença cardíaca são primariamente atendidos por não cardiologistas, sejam em Unidades Básicas de Saúde, Programa de Saúde da Família, Equipes do SAMU/Bombeiros ou Clínicas e Hospitais Gerais. A nossa programação científica ao privilegiar o MUNDO REAL DA PRÁTICA CARDIOLÓGICA, objetiva melhor capacitar também esses colegas, elevando a qualidade e a segurança da assistência prestada a todos os pacientes, entretanto, sem se distanciar da imprescindível atualização científica dos nossos especialistas.
Em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de maio, nós cardiologistas
e cirurgiões cardiovasculares de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,
Goiás e do Distrito Federal, reforçados por participantes de Minas
Gerais e convidados de outros estados, realizaremos um congresso de
porte e repercussão nacional. Participem!
José Carlos Quinaglia e Silva
Presidente do Congresso
Lázaro Fernandes de Miranda
Presidente da SBC/CO
Luiz Carlos Schimin
Presidente da SCOCCV
Andrei Carvalho Sposito
Coord. Com. Científica
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | SAC:(0xx21) 3478-2700
Visite nosso Portal: www.cardiol.br