Simpósio Mulheres do Coração

A mortalidade por doença cardiovascular corresponde a cerca de um terço dos óbitos por todas as causas, com mortalidade proporcional semelhante nos homens e nas mulheres após a menopausa. Poucas são as campanhas para alertar as mulheres para esse problema, sendo necessário conscientizá-las de que as doenças cardiovasculares representam o dobro das mortes por todas as neoplasias associadas. Esse fato se reveste de maior importância pelo envelhecimento e adoecimento da população feminina no Brasil.

A proporção de mulheres médicas aumentou nos últimos anos, saltando de 22% em 1910 para 45,6% em 2018, com predominância das mais jovens. No entanto, o crescimento das mulheres cardiologistas tem velocidade menor, representando hoje cerca de 30% do total. Se considerarmos as mulheres cardiologistas envolvidas em docência e pesquisa, essa proporção diminui ainda mais. Nos cinco últimos congressos da Sociedade Brasileira de Cardiologia apenas um quinto dos palestrantes foram cardiologistas.

A Medicina pode ser resumida como o ato de cuidar do outro, que é uma característica tipicamente feminina. Na maioria das vezes, a mulher tem mais capacidade de entender os seres humanos de forma plena, em suas dimensões física, mental e espiritual. Além disso, as mulheres são capazes de minimizar o sofrimento agregado ao processo de doença por ter, habitualmente, maior facilidade em lidar com as emoções e demonstrar maior solidariedade, compartilhando com os pacientes os múltiplos aspectos do adoecimento.

“Mulheres do Coração” será um evento sobre as doenças cardiovasculares nas mulheres. Organizado para refletir o cuidar do outro, na perspectiva feminina, multiplicando as oportunidades de integração e troca de experiências para melhor prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que mais causam suas mortes. As recomendações para que os corações femininos se tornem cada vez mais saudáveis irão constar do documento assinado ao final do evento, que disponibilizará as premissas necessárias para a redução da mortalidade das mulheres por doenças do coração.

Fotos do Evento


Galeria de Vídeos



Palestrantes


Como Chegar