FATORES DE RISCO
Fatores de risco cardíaco mais comuns
Colesterol
A alimentação equilibrada é importante para a saúde, prevenindo o aparecimento de muitas doenças. Os cuidados englobam a seleção para a compra e as formas de preparo dos alimentos. O colesterol elevado no sangue é um dos fatores de risco para a saúde. Diminua a quantidade de alimentos que possuam gordura saturada (carnes, leite integral e derivados). Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e verduras).
Genética
Procure saber se você tem parentes próximos (pai, mãe, irmãos) com doenças cardiovasculares. Um histórico familiar que revele a presença freqüente de doenças cardiovasculares pode significar risco mais alto de sofrer destas patologias.
Hipertensão
A hipertensão arterial ou pressão alta, na maioria dos casos, não é percebida pelos pacientes portadores desta doença. As consequências da pressão alta não controlada/tratada podem ser o infarto ou derrame cerebral. Quando associada a outros fatores de risco, como cigarro ou colesterol, a hipertensão é ainda mais perigosa. Para tratar adequadamente a hipertensão arterial procure sempre orientação médica. Mesmo que você ainda não possua sintomas, é muito importante que um controle seja feito de forma contínua.
Diabetes
Sob controle médico, o diabético pode ter uma vida normal. Deve estar atento, porém, para alguns problemas. O diabetes é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Por isso, o controle do diabetes é ainda mais importante.
Sedentarismo
A pessoa sedentária tem maior tendência à obesidade e ao desenvolvimento de hipertensão arterial, fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A prática regular de exercícios com orientação adequada pode combater estes efeitos.
Tabagismo
O fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronária. Isso leva a pessoa que fuma a ter um risco muito elevado de infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral. Além disso, contribui para o desenvolvimento de câncer no pulmão. Fumar cigarros com baixos teores de nicotina não diminui o risco de infarto.
Estresse
O estresse faz parte da nossa vida. Devemos aprender a administrá-lo. Planeje melhor sua vida: não queira fazer tudo sozinho de uma só vez. Quando se sentir muito tenso, faça exercícios de relaxamento. Procure ter atitudes e pensamentos positivos. Tenha seu tempo de lazer.
Obesidade
A obesidade está relacionada a um maior risco de doenças cardiovasculares. A obesidade está associada à hipertensão arterial, ao diabetes e à síndrome de resistência à insulina. Todas aumentam a chance de um infarto ou um derrame cerebral.
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Seção Santa Catarina
Rodovia SC 401, Km 4, nº 3854
Bairro Saco Grande - 88032-005 Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3231-0346
E-mail: scc@acm.org.br