O sal e o coração
O consumo de sal em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial. Embora isto não seja verdade para todas as pessoas, é verdadeiro para grande parte delas. A restrição de sal na dieta alimentar tem demonstrado benefícios, tanto para hipertensos, reduzindo os seus níveis tensionais, como para normotensos, reduzindo suas chances de se tornarem hipertensos.
No Brasil, a média atual de consumo de sal é de 12,3g por dia e por pessoa. O objetivo do Ministério da Saúde é baixar este número para 5g. Há duas maneiras de diminuir o consumo de sal:
- A utilização do sal hipossódico, cujo teor de sódio é 50% inferior ao do sal normal. Ele dá aos alimentos o mesmo gosto do sal de cozinha e contém potássio, o que traz benefícios adicionais. Entretanto, ele deve ser usado sob orientação médica, pois para algumas pessoas, este tipo de sal pode estar contraindicado.
- Mudar no modo de preparo dos alimentos. Em vez de cozinhar a comida com o sal, deixe para colocá-lo apenas na hora de servir o prato. Este procedimento faz com que o alimento absorva menos sal, além de tornar mais fácil o controle da quantidade de sal realmente ingerida.
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Seção Santa Catarina
Rodovia SC 401, Km 4, nº 3854
Bairro Saco Grande - 88032-005 Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3231-0346
E-mail: scc@acm.org.br