I Concurso para Seleção do Editor-Chefe da Revista Norte Nordeste de Cardiologia
Clique aqui e confira o Resultado
Apresentação
O DESAFIO EDITORIAL EM CARDIOLOGIA, UMA NOBRE MISSÃORecebi com imenso prazer das mãos do Dr. Gilson Soares Feitosa o honroso convite para ser o Editor da RNNC, missão que por ele foi desempenhada com esmero e dedicação nos últimos 5 anos. Após termos obtido o número de ISSN para o nosso periódico "Revista Norte-Nordeste de Cardiologia", esta se insere no formato acadêmico exigido para a inserção das suas publicações no Currículo Lattes e, consequentemente, para a valorização das mesmas. Com início das atividades em 01 de janeiro de 2016, o formato anterior será, a princípio mantido, contendo editoriais, publicação dos resumos de temas livres premiados apresentados nos congressos NNE de Cardiologia, artigos relevantes da cardiologia comentados por especialistas de cada área específica, sendo membros do conselho editorial convidados pelo editor, mensagens do Presidente da regional e de memórias da sociedade NNE de Cardiologia.
Como meta futura para o periódico tenho a intenção de abrir espaço para submissão de relatos de casos e de artigos originais que serão revisados por pares membros do conselho editorial, sem a exigência inicial de tê-los em todos os números da revista e por fim, a obtenção da classificação QUALIS pela CAPES. Contamos com a colaboração de todos para que o sucesso do periódico RNNC seja uma conquista coletiva. Deixo como lema para esta etapa a célebre frase: "não chegaremos ao topo da montanha, se não dermos os primeiros passos".
Carlos Eduardo Batista de Lima
Editor da Revista Norte-Nordeste de Cardiologia
carlos.lima@ufpi.edu.br / +558698180-5000
Cultivando uma ideia, um princípio e uma crença em nós mesmos: inicio de uma nova revista para os cardiologistas do Norte-Nordeste do Brasil
Autor: Gilson Soares Feitosa ((Primeiro Editor da Revista Norte-Nordeste de Cardiologia)
Dizer na estátua de Albert Einstein na Academia Nacional de Ciência nos EUA: "O direito de procurar a verdade implica também numa obrigação: não se deve deixar de revelar qualquer parte do que se pense ser verdadeiro."
No mesmo diapasão Merton RA em The Sociology of Science: Theoretical and Empirical lnvestigation. (Chicago, lll: University of Chicago Press; 1973) afirma: a estrutura social da Ciência depende do conceito básico, e idealista, da divulgação de trabalhos de pesquisa. Esse principio é fundamental para o acúmulo e progresso do conhecimento.
O professor Galopim de Carvalho, catedrático da Faculdades de Ciência de Lisboa e defensor mundialmente reconhecido do patrimônio cultural e científico da humanidade traz-nos a reflexão: "Entendida como um conjunto de conhecimentos acerca de parcelas maiores ou menores do todo universal, obtidos através da observação, da experimentação e ou da elaboração mental, a ciência é um edifício do coletivo, cujos alicerces se perdem nos confins do tempo, mesmo para lá do gênero humano. Pedra sobre pedra, o seu fio condutor sempre foi e será a comunicação. Sem comunicação, o conhecimento científico não avança. Morre com quem o cria."
Comungando com tais assertivas acrescentaria que impôe-se, para pô-las em prática, uma decisão de luta contra a inércia, a acomodação e submissão às pequenas dificuldades e a exploração de recursos que cada um de nós possui, canalizando-os para atingir o desejável crescimento interior, pessoal e comum a todos.
Ao retomarmos o tema da publicação de uma revista dirigida aos cardiologistas de nossa região Norte-Nordeste, agora sob forma eletrônica e com novo nome - Revista Norte-Nordeste de Cardiologia- temos principalmente a idéia de torná-la um foco das atenções dos colegas da região como fonte de reflexão para a ciência que se publica no tempo presente, com o princípio da expressão honesta da nossa interpretação sobre o assunto e a crença de que dispomos no norte-nordeste de uma plêiade de colegas capazes de fazê-lo.
Como é do conhecimento de todos numa assembléia extraordinária realizada no último congresso da nossa Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia em Fortaleza-CE, cujo tema era intitulado "Repensando a SBC-NN" fui solicitado a assumir a Edição da nova revista, com a confiança e o estimulo para dar-lhe o formato inicial. Tomando o assunto como uma missão e contando com o apoio decidido do presidente Dr. José Xavier de Melo apresento-lhes agora o número 1 da Revista Norte-Nordeste de Cardiologia, detalhando suas sessões, objetivos, periodicidade e composição do corpo editorial.
Excetuando-se o primeiro número, de modo a fazer coincidir o seu lançamento com o Congresso NN de Cardiologia em agosto, todos os demais números dessa revista trimestral serão publicados nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.
A cada número contaremos com um editorial sobre um tema relevante; um artigo detalhado de revisão; dois ou três artigos recentes e de grande possibilidade de impacto discutidos com rigor metodológico que nos decifre, na visão do autor, o seu significado; os trabalhos premiados no congresso regional ou nos congressos estaduais, sob a forma de resumos; um artigo pontual que contribua para construção da memória da nossa sociedade; uma mensagem institucional do Presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia e, por fim, um setor de correspondências que desejavelmente se refiram aos artigos publicados em números anteriores, trazendo novas contribuições aos mesmos, acentuando constatações levantadas ou mesmo opondo pontos de vista às mesmas.
Cada um dos itens acima perpassará (à exceção dos trabalhos premiados e da mensagem do Presidente) por 8 áreas assim delimitadas: Cardiologia Clinica, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Cardiologia Pediátrica, Métodos Diagnósticos por Imagem, Arritmias e Dispositivos Eletrônicos Implantáveis, Cardiologia do Exercício (englobando ergometria, ergoespirometria, reabilitação cardíaca) e Memórias da SNNC.
Um comitê de co-editores terá a finalidade de rever o material atinente à sua área, e por meio de reuniões presenciais, ou por internet, trazer sugestões para os próximos números.
Os artigos de revisão e os trabalhos comentados serão resultado de convite expresso para essa finalidade. O produto final publicado será sempre de responsabilidade individual do autor principal, e não refletirá necessariamente a opinião do corpo editorial.
O conselho editorial foi escolhido por opinião pessoal do Editor, mas também por consultas feitas a colegas e a grupos de atuação de diferentes áreas. Cada um dos que compõem o Conselho Editorial tem o compromisso firmado de atender aos convites acima descritos de escrever em sua respectiva área de ação quando assim solicitado. Para que assim fosse foram convidados colegas com alguma vinculação formal ou não com o meio acadêmico como verificado por CV, publicações, atuação científica em suas áreas, atuação em congressos e disponibilidade.
Foi possível, atendendo tais critérios, trazer uma lista includente de colegas de vários locais. Num primeiro momento somente listamos aqueles que tiveram a possiblidade de responder ao convite de maneira formal. Um número expressivo de outros colegas ou foram inalcançáveis por endereço eletrônico ou não tiveram acesso ao material do convite. Continuaremos tentando sua futura anuência ao projeto e novos nomes deverão ser incluídos.
Duas atividades representarão a pulsação mais vigorosa de nossa revista: os resumos dos trabalhos premiados em congresso regional ou estadual e a sessão de correspondência.
Essas duas serão as únicas atividades que não serão por convite e sim por iniciativa do colega cardiologista da região norte-nordeste, pertencente ou não ao corpo editorial.
Os trabalhos premiados já terão sido julgados pelo comitê do respectivo congresso e quando assim autorizados terão os resumos integralmente publicados.
A correspondência deverá sempre se referir aos artigos de revisão ou trabalhos comentados de números anteriores. Quando existirem vários atinentes à mesma matéria eles serão reunidos em um único número.
As normas para publicação no que se refere à formatação do título, autores, tabelas, gráficos, figuras e referência bibliográfica serão as adotadas pelos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Isto posto vamos com entusiasmo à luta e ao propósito de levarmos adiante tal projeto. Desnecessário enfatizar a necessidade do compromisso no atendimento aos convites com qualidade, esmero e cumprimento de prazos.
Por fim, colegas, e parafraseando Paulo Freire: "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Correspondência:
Carlos Eduardo Batista de Lima
Editor da Revista Norte-Nordeste de Cardiologia
Professor de Cardiologia da Universidade Federal do Piauí
Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo - InCor / FMUSP
carlos.lima@ufpi.edu.br / +558698180-5000