História

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Tocantins, a seguir designada pela sigla SBC/TO, fundada em 27 de novembro de 1998 e registrada em cartório no dia 31 de agosto de 1999, teve como seu primeiro presidente o Dr. Marcos Antônio Martins Mesquita, que presidiu a  I Jornada tocantinense de cardiologia em 1998 na cidade de Palmas. Em seguida foi realizada em 1999 a II Jornada em Gurupí, presidida pelo Dr. Flávio José dos Reis Freitas; Em 2000 a III Jornada em Araguaína, presidida pelo Dr. Teotônio Márques de Queiroz; Em 2001 a IV Jornada em Palmas, presidida pelo Dr. Marcos Mesquita; Em 2002 a V Jornada em Gurupí, presidida pelo Dr. Flávio José dos Reis Freitas; em 2003 a VI Jornada em Araguaína, presidida pela Dra. Adalgele Rodrigues Blois; Em 2004 VII Jornada em Palmas, Presidida pelo Dr. Marcos Mesquita; Em 2005 a VIII Jornada em Gurupí, presidida pelo Dr. Flávio José dos Reis Freitas e em 2006 a IX Jornada em Araguaína, presidida pela Dra. Adalgele Rodrigues Blois. Após sua primeira gestão, no entanto, a SBC/TO manteve-se inativa e vinculada à Sociedade de Cardiologia de Goiás – SBC / GO, com isso as Jornadas Tocantinenses ficaram na programação científica da SBC/GO, e prestigiada pela  presença e o apoio científico dos cardiologistas Dr. Abrahão Afiune Neto, Dr. Nelson Siqueira de Morais, Dr. Antônio Malan C. Lima entre outros.

Em uma reunião geral extraordinária realizado no sindicato dos médicos do estado do Tocantins no dia 22 de julho de 2006, foi eleita uma nova diretoria, na qual o Dr. Genildo Ferreira Nunes foi escolhido para o cargo de presidente, o mesmo promoveu uma reforma estatutária atendendo as novas exigências da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC e Reativou a SBC-TO, objetivando a filiação da SBC/TO à Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC. Finalmente, durante congresso da SBC realizado na cidade de Recife-PE, na ocasião da Assembléia Geral de Associados-Delegados – AGAD  realizada no dia 23 de outubro 2006 , a SBC-TO foi reconhecida e filiada cientificamente à SBC.






Prêmio Ibest 2008 - Somos Campeões!!

 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2006 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br