HOME  |  INTRANET   BUSCA
    :: CONHEÇA A SBC/ES
       DIRETORIA
       DELEGADOS
       HISTÓRIA
       ESTATUTO
       TORNE-SE UM SÓCIO
       ENTRE EM CONTATO
    :: SÓCIOS
       HOME PAGE PESSOAL
       RELAÇÃO DE SÓCIOS
       ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    :: EDUCAÇÃO CONTINUADA
       CONGRESSO
       AGENDA DE EVENTOS
    :: PUBLICAÇÕES
       DIRETRIZES
       JORNAL
       REVISTA
    :: PREVENÇÃO SBC
       JOGOS EDUCATIVOS
       TESTE SEU CORAÇÃO

  HISTÓRIA DA SBC/ES


A Sociedade Espírito-Santense de Cardiologia foi fundada na manhã do dia 19 de agosto de 1964 na enfermaria Sagrado Coração (enfermaria de mulheres) da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, cujo chefe era Walter Rios.

Estavam presentes à reunião da fundação: Irineu Rodrigues (Chefe do Serviço de Cardiologia da Sta. Casa), José Carone Netto, Carlos Mariano Neves Peixoto, Walter Rios, Nélio Espíndola, José Carlos Silva e Victor Murad.

Sua primeira diretoria foi constituída pelos especialistas seguintes:

Presidente – José Carone Netto

Secretário – Carlos Mariano Neves Peixoto

Diretor Científico – Irineu Rodrigues

Tesoureiro – Victor Murad

Em 1968, assumiu a presidência Antonio Louro Costa e, em 1972, Walter Rios, que renunciou logo após.

De 1972 até a presente data (1993) a presidência tem sido exercida por Victor Murad. Suas sugestões incluem as seguintes realizações:

Atividades Científicas

  • Realização de vários cursos, simpósios e jornadas com a participação de renomados nomes da cardiologia brasileira e onde foram homenageados E. Magalhães Gomes, Luiz Feijó e E. J. Zerbini, que teve seu busto colocado em praça pública.

  • A primeira participação dos sócios da SOESC em eventos científicos se fez através do Curso de Atualização em Cardiologia, com aulas semanais ministradas pelos próprios associados e com duração de um ano.

  • Em 1987, contando com o apoio dos presidentes das Sociedades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, foi realizado o 1º Encontro Sudeste de Cardiologia, que devido ao sucesso alcançado transformou-se no Congresso Sudeste de Cardiologia, agora em seu sexto ano, alternando o local de sua realização entre Minas Gerais e Espírito Santo.

  • Em 1988, a SOESC realizou o 1º Congresso Espírito-Santense de Cardiologia, procurando homenagear como presidente de honra do evento, cardiologistas mais antigos e que, de alguma forma, têm contribuído para o desenvolvimento da cardiologia do Estado.

  • Em 1991, foi realizado o 1º, e em 1992, o 2º Congresso de Cardiologia Desportiva e Atividades Físicas.

  • Na expectativa de interiorizar o atendimento cardiológico no Estado, foram iniciados os Encontros Norte e Sul de Cardiologia quando um tema básico é discutido por Especialistas da capital nos municípios do interior que congregam maior número de interessados.

  • Fundação do Instituto de Cardiologia do Espírito Santo.

  • Curso de pós-graduação em Cardiologia.

Importa assinalar que as cidades de Vitória e Guarapari também têm sido sede de inúmeros congressos dos Departamentos da SBC.

Prevenção

Por dois anos consecutivos a SOESC manteve um programa semanal nas televisões do Estado, focalizando orientações sobre Cardiologia Preventiva.

Várias entrevistas têm sido dadas na imprensa escrita, falado e televisada, abordando aspectos relevantes da prevenção das afecções cardiovasculares.

A SOESC montou uma apresentação sobre prevenção das doenças do coração para o público em geral com dispositivos de vídeo. Ela tem sido utilizada sobretudo em vários municípios do Estado, em empresas e clubes de serviço.

Desde 1982, é realizada a Semana do Coração com a colaboração do Lions Clube, de estudantes de Medicina e principalmente da Imescam. Neste período são instalados vários postos de medida de tensão arterial. Já foram tomadas mais de 50.000 pressões arteriais, catalogadas em ficha apropriada para computador. Esta ficha contém ainda vários fatores de risco, tornando possível verificar a sua prevalência no Espírito Santo: hipercolesterolemia, 46%; tabagismo, houve diminuição de 27 para 15%; sedentarismo, 63,9%; obesidade, 37%; alcoolismo, 8,4%; hipertensão, 22,3% (51,16% não sabiam que eram hipertensos).

Para ampliar o alcance da Semana do Coração, a própria presidência da SOESC promoveu a confecção dos 10 mandamentos do obeso, do fumante, do hipertenso, do coronariano e do alcoólatra que depois foram reunidos numa Cartilha do Coração, para distribuição gratuita à população contendo também os alimentos que devem ou não ser aconselhados.

Foi igualmente iniciado o atendimento cardiológico aos estudantes e seus familiares nas escolas, em convênio entre a Secretaria de Educação, o projeto Rondon e a SOESC.

São apresentados, a seguir, os cardiologistas que foram pioneiros em suas áreas específicas de atividade:

  • 1º Professor de Cardiologia e Chefe de Serviço – Irineu Rodrigues

  • 1º Representante Regional – Walter Rios

  • 1º Presidente da SOESC – José Carone Netto

  • 1ª Cirurgia Cardíaca – Shariff Moyses e Marcelo Camargo

  • 1º Cateterismo Cardíaco – Luiz Alvarado

  • 1ª Angioplastia – Roberto Almeida Cesar

  • 1ª Arteriografia Renal – Victor Murad

  • 1ª Cicloergometria – Luiz Mauro do Nascimento

  • 1º Estudo de Fisiologia Cardíaca – Dalton Vassalo

  • 1ª Ecocardiogramia – Luiz Alberto Queiroz

Presidida por Victor Murad, a Sociedade Espírito-Santense de Cardiologia chega a 1993 com 143 sócios.
 


Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2006 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br