Notícias


Paralisação contra planos de saúde mobiliza médicos na Bahia

25/4/2012


25 de abril foi o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, movimento que mobilizou médicos em todo o país. Durante 24 horas, consultas e procedimentos eletivos através de planos de saúde foram suspensos. Na Bahia 90% dos quase 18 mil médicos aderiram ao protesto, segundo a presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM), Dra. Débora Angeli.

Na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus aconteceu um encontro com profissionais de diversas especialidades e contou com apresentação musical e exposição de cartuns. O objetivo foi chamar atenção das operadoras, gestores e sociedade para o desrespeito a autonomia do profissional médico, desvalorização do trabalho e falhas na assistência à população.

Um amplo debate cujo tema foi Realidades e Vícios da Saúde Suplementar envolveu representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Procon, CEHM, da Faculdade de Medicina da Bahia, das entidades médicas e de sociedades de especialidades. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi a única entidade convidada cujo representante não compareceu.

Estiveram presentes também Dr. Hilton Pina, médico e professor da Faculdade de Medicina que defende o descredenciamento universal, o presidente do Conselho Regional de Odontologia (Croba), Francisco Simões que pretende unir forças com os médicos, o presidente do Cremeb, Dr. José Abelardo Garcia de Meneses, o presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, conselheiros do Cremeb, o 1º secretário Dr. Jorge Cerqueira, o conselheiro federal Dr. Jecé Brandão, o presidente do Sindimed, Dr. Francisco Magalhães, além de representantes de sociedades de especialidades.


Cinthya Brandão - Jornalista - DRT/BA 2.397

Notícias

Mutirão oferece serviços gratuitos em ação de controle do colesterol

Para marcar o Dia Nacional de Controle do Colesterol, a SBC-BAHIA em parceria com a Fundação Lar Harmonia realizou...
Leia mais...

Sessão clínica discute cuidados com o paciente com DM2

Na manhã do último sábado (20/07), a SBC-Bahia, em parceria com a Astrazeneca, realizou o curso de Cuidados do Paciente...
Leia mais...

Nota de Falecimento

A SBC-Bahia lamenta o falecimento do cardiologista Dr. ELIAS ABRÃO CHEHADE, ocorrido no dia 07 de maio, aos 89 anos.
Leia mais...

SBC-Bahia elege nova diretoria

Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia apresenta a nova diretoria...
Leia mais...

SBC-Feira promove II Simpósio de Prevenção Cardiovascular

Promovido pela SBC-Feira nos dias 29 e 30 de março...
Leia mais...