Notícias


Caminhada, palestras e serviços de saúde gratuitos marcam o Dia Mundial do Coração em Salvador

20/10/2012


Para fazer um alerta à população e comemorar o Dia Mundial do Coração, a Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Bahia realizará no dia 28 de setembro, sexta-feira, das 7h às 13h, uma série de atividades no Centro de Referência Cardiovascular Dr. Adriano Pondé e no largo das baianas, em Amaralina.

Numa ação multidisciplinar envolvendo os departamentos de Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física, diversos serviços serão oferecidos à população como aferição de pressão arterial, medida de circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, posturais e de atividades físicas, entrega de material informativo, palestras e uma caminhada.


Alerta

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo e no Brasil provocam 320 mil óbitos, por ano. Segundo especialistas, derrame é a causa número um de morte no Brasil e a causa número dois é o infarto do miocárdio.

A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. Entre 40% e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada.

Doenças cardíacas e derrames são evitáveis e frequentemente desencadeados por pressão alta, colesterol alto, sobrepeso e obesidade, tabagismo, ou a presença do diabetes. Estes fatores, em grande escala, podem ser prevenidos e controlados por meio de uma dieta saudável, exercícios regulares e evitando o cigarro.

DCVs afetam tanto mulheres quanto homens, no entanto, seus riscos são seriamente subestimados. De fato, as doenças cardíacas são atualmente o inimigo número 1 das mulheres, causando 1 em cada 3 mortes: cerca de uma morte por minuto.

Crianças são vulneráveis também: o risco para doenças cardiovasculares pode começar antes de nascer, durante o desenvolvimento fetal, e aumentar mais durante a infância com exposições a dietas não saudáveis com baixíssimas calorias e ricas em gorduras “ruins” e açúcar, e ao sedentarismo com atividades como jogos de computadores que desencorajam a prática de atividades físicas.


Cinthya Brandão

Notícias

SBC-Bahia elege nova diretoria

Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia apresenta a nova diretoria...
Leia mais...

SBC-Feira promove II Simpósio de Prevenção Cardiovascular

Promovido pela SBC-Feira nos dias 29 e 30 de março...
Leia mais...

SBC-Bahia abre oficialmente o processo eleitoral

Faça aqui sua candidatura...
Leia mais...

Nota de Pesar

A Diretoria lamenta o falecimento do Prof. Antônio Marcos Motta, Presidente do Departamento de Educação Física da SBC-BA, nos últimos quatro anos.
Leia mais...

Eleições SINDIMED

A SBC-Bahia manifesta, publicamente, sua preocupação com os rumos tomados com o processo eleitoral para a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado ...
Leia mais...