Notícias
Solenidade de abertura do 25⁰ Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia
11/4/2013
Difundir cada vez mais informação de qualidade para um número crescente de profissionais, reduzindo distâncias para levar a excelência no atendimento em cardiologia para o maior número possível de pacientes. Esse foi o tom da mensagem inaugural do 25⁰ Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, Dr. Augusto Almeida, saudou a todos os presentes na abertura e falou dos desafios à frente da entidade, diante das constantes mudanças de paradigmas e das exigências dos profissionais da cardiologia.
A cerimônia de abertura foi marcada pela emoção, com a recitação de um poema de Carlos Drummond de Andrade, seguido do canto de Carla Visi, interpretando o clássico “Baixa dos Sapateiros” e uma abordagem cheia de personalidade do Hino Nacional Brasileiro. A mesa de abertura foi composta pelo presidente da SBC-BA, Dr. Augusto Almeida, o presidente da SBC, Dr. Jadelson Andrade, o presidente eleito da SBC para o biênio 2014/2015, Dr. Ângelo De Paola, Dra. Teresa Cristina Maltez, representando o CREMEB, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes, presidente da ABM, Dr. Alfredo Boa Sorte, representando a SESAB, e o diretor científico da SBC-BA e presidente eleito para o biênio 2014/2015, Dr. Mário Rocha.
O anfitrião, Dr. Augusto Almeida, agradeceu o empenho da diretoria da SBC-BA na preparação do congresso, destacou o Simpósio Internacional em parceria com a Duke University e exaltou a rápida e maciça adesão dos palestrantes convidados. Outro ponto ressalatdo pelo presidente da SBC-BA foi a pluralidade na abordagem dos temas.
A educação continuada e o trabalho de valorização profissional desenvolvido pela SBC-BA também foram tema da palavra do presidente da SBC, Dr. Jadelson Andrade. Ele citou iniciativas que contribuem com a elaboração de políticas públicas para enfrentamento da epidemia de doença coronariana, que aflige 30% da população brasileira. E citou o programa Brasil Prevent, com estudos realizados em 150 centros pelo país em mais de 12 mil pacientes, entregue ao Ministério da Saúde, que deve lançar ainda esse mês um programa de capacitação de 2,5 mil profissionais para atendimento em emergência cardiopulmonar. Outra iniciativa citada foi a implantação pelo Governo de São Paulodo programa “SBC vai à escola” que visa desenvolver hábitos saudáveis e a prevenção de doenças cardíacas, que deve ser implantado no Rio de Janeiro e já conta com a simpatia da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, manifestada pelo representante do Secretário Jorge Solla, Dr. Alfredo Boa Sorte.
Alan Rodrigues DRT/BA 1625