Notícias


Dia Mundial Sem Tabaco

22/5/2013


PESQUISA REVELA ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ADOLESCENTES EM SALVADOR

16,1% dos adolescentes pesquisados experimentaram cigarro, sendo que 61,2% desses o fizeram antes dos 15 anos.

Um estudo realizado por pneumologistas baianos, em 2010, identificou os fatores associados à experimentação do cigarro e ao início precoce do tabagismo. Foram alvo da pesquisa, adolescentes escolares matriculados no ensino fundamental (5ª-8ª séries) e médio (1º-3º anos) de escolas públicas e particulares na cidade de Salvador (BA), com idades entre 11 e 19 anos, de ambos os sexos. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário anônimo, de preenchimento voluntário e auto-aplicável. A prevalência de experimentação do cigarro foi de 16,1%. Dos 5.347 alunos avaliados, 757 usaram ou usam cigarros, sendo 462, ou seja, 61,2% desses o fizeram antes dos 15 anos de idade. O consumo do álcool e a influência de pessoas da convivência do jovem apresentam uma forte associação com a experimentação de cigarros. O tabagismo paterno e a influência da mídia para os produtos do tabaco aumentaram as chances de consumo desta substância.


NO DIA MUNDIAL SEM TABACO, O ALERTA É QUE 40% DAS VÍTIMAS DO FUMO PASSIVO TEM ATÉ 5 ANOS DE IDADE

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – vai deflagrar uma campanha nacional para orientar crianças e adolescentes sobre os efeitos do cigarro no organismo. A ação ainda irá informar pais e educadores das consequências para a saúde do fumo passivo. Especialistas afirmam que sete brasileiros morrem a cada dia vítimas do fumo passivo. E quanto maior o número de fumantes dentro de casa, ou no convívio social, maior é o risco dos jovens desenvolverem problemas respiratórios (pneumonia, asma, bronquite, entre outros), doenças do sistema imunológico (infecções em geral, resfriados, otite média), déficit de atenção e perda na audição. Além disso, o tabagismo passivo pode também afetar o desempenho escolar e o comportamento das crianças.

Em Salvador a ação acontecerá dia 29 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Largo de Santana (Dinha do Acarajé), no Rio Vermelho, onde serão oferecidos serviços gratuitos à população dentre eles avaliação da função respiratória, pressão arterial, cálculo de IMC, orientação sobre os riscos do tabagismo, além de distribuição de material informativo.

A ação é uma parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, Sociedade Baiana de Pneumologia, Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho, Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares – Dr. Adriano Pondé, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal do Salvador.


DADOS DA OMS

- No Brasil, 40% das vítimas do fumo passivo são crianças de até 5 anos.
- Metade das crianças no mundo (700 milhões) estão expostas a fumaça do cigarro dentro de suas próprias casas.
- Quando a grávida é fumante passiva, o cigarro passa do sangue para o bebê e aumentam as chances da criança nascer antes do tempo (prematuro) e com baixo peso, além de poder causar aborto espontâneo.
- Algumas substâncias tóxicas do cigarro passam para a criança através do leite materno.
- Muitas vezes, o fumante passivo corre mais riscos do que o próprio fumante, isso por que a fumaça do cigarro contém concentrações maiores de nicotina e de outras substâncias cancerígenas quando comparadas a tragada pelo fumante.


EFEITOS

Em curto prazo, o fumo passivo pode provocar: tosse, irritação nos olhos e nariz, dor de cabeça, alergias, doenças cardíacas, dores no peito, aumento da pressão arterial e transtornos de memória e do sono.

Em longo prazo, a passividade ao tabaco deflagra os seguintes problemas: o pulmão diminui a capacidade de funcionamento, aumenta o risco de aterosclerose, infarto, infecções respiratórias e risco de câncer de pulmão, a ansiedade e a hiperatividade crescem.


DIA MUNDIAL SEM TABACO
Data: 29 de maio
Horário: 8hs às 12hs
Local: Largo de Santana (Largo da Dinha) Rio Vermelho
Serviços:
- Aferição de peak-flow (avaliação da função respiratória)
-Aferição de pressão arterial
- Avaliação nutricional: medição de peso, altura e circunferência abdominal
- Orientação nutricional
- Orientação sobre os riscos do tabagismo: câncer bucal, câncer de pulmão, doença arterial coronariana, impotência e AVC (derrame)
- Distribuição de cartilhas e orientações à população


Parceria:
SBC-BA – Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia
SPBA - Sociedade de Pneumologia da Bahia
DSBRV - Distrito Sanitário Barra Rio Vermelho / SMS - Secretaria Municipal de Saúde / PMS - Prefeitura Municipal do Salvador
Unidades de Saúde CAPS do Distrito Barra Rio Vermelho / SMS - Secretaria Municipal de Saúde / PMS - Prefeitura Municipal do Salvador
CEO Federação
CRDC – Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares – Dr. Adriano Pondé / SMS - Secretaria Municipal de Saúde / PMS - Prefeitura Municipal do Salvador


Cinthya Brandão DRT/BA 2397


Notícias

Nota de Pesar

A Diretoria lamenta o falecimento do Prof. Antônio Marcos Motta, Presidente do Departamento de Educação Física da SBC-BA, nos últimos quatro anos.
Leia mais...

Eleições SINDIMED

A SBC-Bahia manifesta, publicamente, sua preocupação com os rumos tomados com o processo eleitoral para a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado ...
Leia mais...

Nota de falecimento - Dr. José dos Anjos Sobrinho

Comunicamos com profundo sentimento de pesar o falecimento do colega cardiologista Dr. José dos Anjos Sobrinho. Sepultamento: 13/04 (hoje). Hora: 16h:30 ...
Leia mais...

SBC-BA lança Congresso 2018

O 30º congresso baiano será de 10 a 12/05, no Bahia Othon Palace, em Salvador, e terá como eixo temático os “Avanços terapêuticos na evolução da Cardiologia”...
Leia mais...

Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia completa 30 anos

Avanços Terapêuticos na Evolução da Cardiologia” será o tema da 30ª edição do evento de maior relevância ...
Leia mais...