Notícias
II Simpósio Internacional SBC-BA / Duke University
14/5/2014
A segunda edição do Simpósio Interncional, fruto da parceria entre a SBC-BA e a Duke University, reitera a importância do intercâmbio científico para a prática clínica dos cardiologistas baianos. Este ano, o encontro contou com a participação de três convidados da renomada universidade americana: Dra. L. Kristin Newby, Dr. Matthew T. Roe e Dr. Renato D. Lopes – alguns dos mais destacados pesquisadores da Divisão de Cardiologia da Duke University.
Um dos aspectos mais preponderantes do evento foi a apresentação dos estudos acerca das drogas antitrombóticas, que representam uma significativa revolução do ponto de vista terapêutico. Para o Dr. Renato Lopes, tal resultado deve-se ao grande investimento em pesquisas multicêntricas. “Durante 70 anos ficamos restritos a uma única droga, a varfarina - inibidora da vitamina K, que apesar de ser eficiente, oferece inúmeros efeitos colaterais. Nos últimos 5 anos, quatro novas substâncias foram descobertas, todas elas apresentam algum tipo de vantagem em relação a varfarina. Isso é a comprovação do quanto a Cardiologia avança não somente do ponto de vista científico, mas principalmente em melhoria no tratamento ao paciente – esse é o principal objetivo de estarmos aqui”.
O simpósio reuniu cerca de 250 participantes e rendeu pertinentes discussões. Dr. Ivan Carlos Falcão participou das duas edições e comemora esta oportunidade de aprimoramento. “Este é um momento importante de troca de experiências, principalmente no que diz respeito ao tema do simpósio por se tratar de um grupo de referência mundial em antitrombóticos. A experiência que temos agregada à bagagem desses profissionais, certamente, ajudará na prática médica”.
Cinthya Brandão - DRT/Ba 2397