Notícias


II Simpósio Internacional SBC-BA / Duke University

14/5/2014


A segunda edição do Simpósio Interncional, fruto da parceria entre a SBC-BA e a Duke University, reitera a importância do intercâmbio científico para a prática clínica dos cardiologistas baianos. Este ano, o encontro contou com a participação de três convidados da renomada universidade americana: Dra. L. Kristin Newby, Dr. Matthew T. Roe e Dr. Renato D. Lopes – alguns dos mais destacados pesquisadores da Divisão de Cardiologia da Duke University.

Um dos aspectos mais preponderantes do evento foi a apresentação dos estudos acerca das drogas antitrombóticas, que representam uma significativa revolução do ponto de vista terapêutico. Para o Dr. Renato Lopes, tal resultado deve-se ao grande investimento em pesquisas multicêntricas. “Durante 70 anos ficamos restritos a uma única droga, a varfarina - inibidora da vitamina K, que apesar de ser eficiente, oferece inúmeros efeitos colaterais. Nos últimos 5 anos, quatro novas substâncias foram descobertas, todas elas apresentam algum tipo de vantagem em relação a varfarina. Isso é a comprovação do quanto a Cardiologia avança não somente do ponto de vista científico, mas principalmente em melhoria no tratamento ao paciente – esse é o principal objetivo de estarmos aqui”.

O simpósio reuniu cerca de 250 participantes e rendeu pertinentes discussões. Dr. Ivan Carlos Falcão participou das duas edições e comemora esta oportunidade de aprimoramento. “Este é um momento importante de troca de experiências, principalmente no que diz respeito ao tema do simpósio por se tratar de um grupo de referência mundial em antitrombóticos. A experiência que temos agregada à bagagem desses profissionais, certamente, ajudará na prática médica”.


Cinthya Brandão - DRT/Ba 2397

Notícias

Mutirão oferece serviços gratuitos em ação de controle do colesterol

Para marcar o Dia Nacional de Controle do Colesterol, a SBC-BAHIA em parceria com a Fundação Lar Harmonia realizou...
Leia mais...

Sessão clínica discute cuidados com o paciente com DM2

Na manhã do último sábado (20/07), a SBC-Bahia, em parceria com a Astrazeneca, realizou o curso de Cuidados do Paciente...
Leia mais...

Nota de Falecimento

A SBC-Bahia lamenta o falecimento do cardiologista Dr. ELIAS ABRÃO CHEHADE, ocorrido no dia 07 de maio, aos 89 anos.
Leia mais...

SBC-Bahia elege nova diretoria

Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia apresenta a nova diretoria...
Leia mais...

SBC-Feira promove II Simpósio de Prevenção Cardiovascular

Promovido pela SBC-Feira nos dias 29 e 30 de março...
Leia mais...