Notícias


Solenidade de Abertura do 26° Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia

15/5/2014


O tom da cerimônia da vigésima sexta edição do Congresso Baiano de Cardiologia realizado de 14 a 17 de maio, no Bahia Othon Palace Hotel, foi a valorização do exercício da medicina. Numa decisão inédita e unâmine da diretoria, não houve a participação de representantes políticos. Tal postura reafirma o desagrado dos cardiologistas às medidas do Governo Federal.

“Este é um momento apropriado para que todos os profissionais aqui presentes possam refletir sobre a situação que se coloca diante dos nossos olhos, decorrente de uma visão distorcida de alguns dos nossos governantes e que poderá ter um impacto devastador na prática da medicina que conhecemos. Por isso, decidimos que diferentemente dos anos anteriores, não temos a presença de representantes políticos, como forma de expressar a nossa indignação, impedir de sermos expostos a proselitismos habituais e, ao mesmo tempo, sermos coerentes frente a esta realidade desfavorável”, ressalta o presidente da SBC-BA, Dr. Mário Rocha.

Dr. Ângelo de Paola, presidente da SBC-BA, falou do afinco e zelo nítidos na organização do evento. “A SBC-BA reitera a sua importância dentre as regionais da SBC com ações inovadoras e afirmativas nos eventos que realiza, pois além de ampliar a disseminação do conhecimento, estimula a produção científica, deixando de ter somente o caráter informativo para também contribuir na formação dos cardiologistas baianos”.

O presidente do CREMEB, Dr. José Abelardo Meneses, aproveitou o momento para reafirmar a necessidade de mobilização dos médicos no intuito de mudar o cenário político do país. “Precisamos sair da nossa zona de conforto em prol da nossa profissão e combater de frente esse governo que desmereceu, desqualificou e humilhou os médicos brasileiros. Parabenizo a tomada de decisão da diretoria da SBC-BA em optar pelo afastamento.”, concluiu.


HOMENAGEM

Durante a cerimônia de abertura do congresso, Dr. Armênio Guimarães foi homenageado pela diretoria da SBC-BA. A filha e vice-presidente da regional, Dra. Isabel Cristina Britto Guimarães fez um breve histórico da biografia de um dos principais nomes da cardiologia baiana, enquanto uma exposição de fotos de momentos marcantes da vida do homenageado era exibida.


Cinthya Brandão - DRT/Ba 2397

Notícias

Nota de Falecimento

É com grande pesar que a SBC-Bahia comunica o falecimento do médico cardiologista, Dr. Agnaldo David de Souza, neste sábado (15/08), em decorrência da COVID-19.
Leia mais...

Nota de Falecimento

A SBC-Bahia lamenta profundamente o falecimento do médico cardiologista e professor, Dr. Rafael Costa Cruz.
Leia mais...

A SBC-Bahia está lançando um novo editorial em suas redes sociais: Títulos e Autores.

O espaço mensal destinado à divulgação de Artigos publicados no PUBMED em 2020.
Leia mais...

Nota de Pesar - Prof. Dr. Armênio Guimarães

Seu nome e história foram, são e serão inspiração para muitas gerações da Medicina!...
Leia mais...