Notícias


Médicos decidem em assembleia manter movimento contra o Bradesco Saúde

24/7/2014


Os médicos baianos de diversas especialidades reunidos em assembleia na noite desta quarta-feira (23/07), na ABM, decidiram manter a suspensão dos atendimentos ao plano Bradesco Saúde. O encontro mediado pela presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM), Dra. Débora Angeli, contou também a presença de Márcio Bichara, representando a Fenam. Muitos médicos de Feira de Santana participaram, o que demonstra a força do movimento também no interior do estado. Foram quase cinco horas de reunião.

Um mês após o início da paralisação, nenhuma proposta foi apresentada pela seguradora e, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a empresa afirmou que não irá abrir negociações com os médicos. Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira, dia 29 de julho, na ABM.

O Bradesco Saúde poderá ser obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 6 milhões, pelos danos causados à sociedade. Além disso, terá que indenizar cada segurado em R$ 5 mil pelo sofrimento decorrente da ausência de informação, bem como da ausência de cobertura do atendimento médico eletivo da rede referenciada. Os órgãos de defesa do consumidor movem uma ação civil pública contra a Bradesco Saúde. No documento, o Ministério Público Estadual, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/BA) e a Defensoria Pública do Estado pedem que a operadora cumpra o plano de contingenciamento.

O Bradesco Saúde não cumpriu determinação da Agência Nacional de Saúde e dos órgãos de defesa do consumidor de disponibilizar uma linha telefônica aos segurados, e divulgá-la amplamente. O plano deve garantir ao segurado o atendimento necessário. Caso isso não ocorra, o conveniado pode realizar o procedimento de forma particular, e o reembolso tem que ser integral. Se não tiver condições de arcar com os custos do procedimento, o consumidor pode requerer que a seguradora indique um local de atendimento em rede não referenciada e arque com as despesas diretamente com o prestador do serviço.

A diretoria da SBC-BA mantém-se firme no apoio ao movimento que visa o resgate da valorização do trabalho médico.


Dr. Mário de Seixas Rocha - Presidente da SBC-BA

Notícias

Nota de Pesar

A Diretoria lamenta o falecimento do Prof. Antônio Marcos Motta, Presidente do Departamento de Educação Física da SBC-BA, nos últimos quatro anos.
Leia mais...

Eleições SINDIMED

A SBC-Bahia manifesta, publicamente, sua preocupação com os rumos tomados com o processo eleitoral para a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado ...
Leia mais...

Nota de falecimento - Dr. José dos Anjos Sobrinho

Comunicamos com profundo sentimento de pesar o falecimento do colega cardiologista Dr. José dos Anjos Sobrinho. Sepultamento: 13/04 (hoje). Hora: 16h:30 ...
Leia mais...

SBC-BA lança Congresso 2018

O 30º congresso baiano será de 10 a 12/05, no Bahia Othon Palace, em Salvador, e terá como eixo temático os “Avanços terapêuticos na evolução da Cardiologia”...
Leia mais...

Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia completa 30 anos

Avanços Terapêuticos na Evolução da Cardiologia” será o tema da 30ª edição do evento de maior relevância ...
Leia mais...