Notícias


Cardiologistas chamam a atenção para a prática de exercícios físicos

3/6/2012


Cerca de 150 cardiologistas e convidados participaram da quarta edição da Cardio Corrida, uma das ações vinculadas ao XXIV Congresso de Cardiologia da Bahia, finalizado ontem. Com saída às 6h30 do Farol da Barra, os corredores fizeram o trajeto de dois quilômetros até o Hotel Othon – onde o evento foi realizado – e voltaram ao ponto de concentração.

A ação foi promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a partir de iniciativa da Diretoria de Promoção da Saúde Cardiovascular (Funcor).

Na concentração, ao lado do posto da Petrobras, os cardiologistas receberam água e alimentos saudáveis. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, Augusto Almeida, a atividade fez a combinação ideal para a boa saúde. "Estudos compravam que o exercício físico constante reduz o colesterol, além de trazer outros benefícios, como o controle de pressão arterial, da glicose e a perda de peso", avisou.

Conforme dados da Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2011), Salvador é a terceira capital que faz menos exercício físico. Apenas 28% dos adultos praticam atividades no tempo livre.

A corrida, que começou em 2007, visa chamar a atenção da sociedade quanto à necessidade do exercício físico.

28%
Este é o percentual de soteropolitanos que praticam atividade física no tempo livre, de acordo com dados da Vigitel 2011, realizada pelo Ministério da Saúde.

“Estudos revelam que o exercício físico traz benefícios à saúde” AUGUSTO ALMEIDA, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Seção Bahia


Maria Garcia - Reportagem publicada no Jornal A Tarde, 03/06/2012

Notícias

Mutirão oferece serviços gratuitos em ação de controle do colesterol

Para marcar o Dia Nacional de Controle do Colesterol, a SBC-BAHIA em parceria com a Fundação Lar Harmonia realizou...
Leia mais...

Sessão clínica discute cuidados com o paciente com DM2

Na manhã do último sábado (20/07), a SBC-Bahia, em parceria com a Astrazeneca, realizou o curso de Cuidados do Paciente...
Leia mais...

Nota de Falecimento

A SBC-Bahia lamenta o falecimento do cardiologista Dr. ELIAS ABRÃO CHEHADE, ocorrido no dia 07 de maio, aos 89 anos.
Leia mais...

SBC-Bahia elege nova diretoria

Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia apresenta a nova diretoria...
Leia mais...

SBC-Feira promove II Simpósio de Prevenção Cardiovascular

Promovido pela SBC-Feira nos dias 29 e 30 de março...
Leia mais...