Notícias


Salvador recebe a campanha Coração na Batida Certa

12/11/2014


A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia (SBC-BA), realizou a 8ª edição de sua campanha nacional CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, no dia 12 de novembro. A Campanha, anual, tem como objetivo conscientizar a população leiga e multiprofissional a respeito das medidas preventivas, diagnóstico e tratamentos das arritmias cardíacas. “As doenças cardiológicas são as que mais matam no mundo, superando casos de câncer e acidentes de trânsito. E, dentre elas, as arritmias cardíacas, que causam morte súbita em mais de 300 mil brasileiros todos os anos”, explica o cardiologista Dr. Luiz Pereira de Magalhães, Presidente da SOBRAC.

Em Salvador a ação aconteceu das 9h às 13h, no CDRC – Centro de Referência de Doenças Cardiovasculares Adriano Pondé e no Largo das Baianas, em Amaralina. A população contou com palestras, apresentação de vídeos educativos, medição de pulso, de pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea, orientação nutricional e com fisioterapeuta.

Este ano, o alvo principal da Campanha – mas não só – será a Fibrilação Atrial, um dos subtipos de arritmia cardíaca mais prevalente na população mundial. Caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios do coração, a Fibrilação Atrial tem incidência de 2,5% da população mundial, o equivalente a 175 milhões de pessoas.

A principal (e pior) consequência da Fibrilação Atrial é o aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Essa arritmia cardíaca está cada vez mais associada com o avanço da idade, acometendo, sobretudo, a população na faixa dos 75 a 80 anos de idade. A estimativa é que de 5 a 10 % dos brasileiros terão esse tipo de arritmia, que é a segunda maior causa de mortes em tudo mundo. “É importante prevenir, diagnosticar e tratar corretamente a Fibrilação Atrial, uma arritmia cardíaca que leva ao AVC e, como consequência, pode deixar sequelas incapacitantes”, explica o cardiologista Dr. Luiz Magalhães.

A ação mobilizou a imprensa baiana que fez uma ampla cobertura do evento, levando informações importantes para a população através de reportagens, entrevistas e link ao vivo.


Cinthya Brandão DRT/Ba 2397

Notícias

Nota de Pesar

A Diretoria lamenta o falecimento do Prof. Antônio Marcos Motta, Presidente do Departamento de Educação Física da SBC-BA, nos últimos quatro anos.
Leia mais...

Eleições SINDIMED

A SBC-Bahia manifesta, publicamente, sua preocupação com os rumos tomados com o processo eleitoral para a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado ...
Leia mais...

Nota de falecimento - Dr. José dos Anjos Sobrinho

Comunicamos com profundo sentimento de pesar o falecimento do colega cardiologista Dr. José dos Anjos Sobrinho. Sepultamento: 13/04 (hoje). Hora: 16h:30 ...
Leia mais...

SBC-BA lança Congresso 2018

O 30º congresso baiano será de 10 a 12/05, no Bahia Othon Palace, em Salvador, e terá como eixo temático os “Avanços terapêuticos na evolução da Cardiologia”...
Leia mais...

Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia completa 30 anos

Avanços Terapêuticos na Evolução da Cardiologia” será o tema da 30ª edição do evento de maior relevância ...
Leia mais...