ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Carta aos médicos e à Sociedade Baiana

As entidades representativas dos médicos da Bahia, particularmente a ABM – Associação Baiana de Medicina, por si próprias e pelos seus corpos societários, sentem-se no dever de vir a público manifestar, frente aos últimos acontecimentos concernentes à direção da Secretaria de Saúde do Município de Salvador e que culminaram com o afastamento do ilustre e dinâmico Secretário Dr. José Carlos Brito, o seu descontentamento, o seu repúdio e, sobretudo o inconformismo com os motivos, sabidamente públicos, que levaram o competente colega ao pedido de exoneração do cargo que com tanta fluência e proveito coletivos exerceu nos últimos tempos.
 
José Carlos Brito é uma dessas figuras que a Bahia médica, reconhece, aplaude e acompanha, pela sua honestidade, capacidade, lisura no exercício profissional e distinção na galeria do coleguismo e da conduta social. Não foram outros os atributos que o conduziram, várias vezes, ao exercício do mandato diretor ou presidencial nas entidades de classe, cargos que sempre exerceu com sobriedade, solidariedade e, justiça, lutando não apenas pela melhoria das condições laborativas de seus colegas, como também pela expressividade do trabalho médico em benefício da sociedade como um todo.

José Carlos Brito é um médico competente, um profissional do mais alto nível, um líder em seus ambientes profissionais, uma figura admirada pelos seus pares e jamais se houvera antes se imiscuído em administração pública. Convidado, todavia, mesmo não filiado a qualquer partido político, ao exercício do Secretariado Municipal de Saúde Soteropolitano, dispôs-se ao sacrifício temporário de sua brilhante carreira como cardiologista para servir aos seus concidadãos, pois é esta a sua prioridade como homem de bem, consciente do sagrado dever que a cada um de nós compete enquanto células de uma sociedade plural.

Sabia-se um ofício áspero o de Secretário Municipal de Saúde. Não era uma tarefa fácil, mas a disposição de Brito em ajudar e participar positivamente na solução dos críticos problemas de saúde metropolitanos era seguramente maior que os desafios que antevia à frente.

E, assim, foi esse Perseu contemporâneo para degolar a Górgona Medusa. Brito foi vencedor. Montou o seu Pégaso e cavalgou pelos inóspitos e horríveis recantos da assistência pública de saúde na grande Salvador. Tomou atitudes simples e enérgicas, desfazendo velhos refrões de inviabilidade. Esteve presente em todos os recantos da Saúde Pública. Em todos os níveis da assistência médica, ambulatorial, hospitalar, suburbana e central. Mas, eis que, subitamente, cortaram as asas do seu Pégaso, impediram os seus vôos, desfizeram as suas atitudes, escondem as suas verbas, deixam-no desarmado frente aos desafios cruéis. Brito relutou, lutou muito ainda; esperava não contar com a insensibilidade dos que disponibilizam os indispensáveis recursos financeiros. Comprometeram os seus compromissos. Deixaram-no, não fosse a sua imagem positiva e combativa, na rua da amargura, como um Perseu sem espada, sem espelho, sem capacete e sem a velocidade de Mercúrio. Deixaram-no desarmado.

Brito tem responsabilidades com a sociedade, não apenas com o cargo ou a função. Por isto não pode continuar. Não desistiu de servir, mas fez o que qualquer cidadão de bem e coragem devera fazer. Entregou o cargo aos que o queriam imolar como incompetente, ceifando-lhe as condições prévias de atração. Fez o que devera fazer. Demitiu-se, como qualquer homem de bem o faria, em resposta ao mal que lhe queriam imputar – o da ineficiência, o do não cumprimento dos compromissos. Não tinha outro caminho, retirou-se com a dignidade dos vitoriosos.

Mas não se pode aceitar condutas como essas que retiram dos capazes, o possível efeito das suas competências. É por isto que manifestamos o nosso inconformismo com as autoridades que não têm compromissos com a eficiência dos que sabem fazer e se devotam à sagrada missão de trabalho pelo bem comum – mesmo que isto lhe custe à trajetória de sua profissão bem sucedida.

Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes – Presidente da ABM - Associação Bahiana de Medicina e os ex- Presidentes que subscrevem este documento : Dr. Roque Andrade, Dr. Jadelson Andrade, Dr. Domingos Coutinho, Dr. Altamirando Santana, Dr. Francisco Assis Fernandes, Dr. Aristides Maltez Filho, Dr. José dos Santos Pereira Filho, Dr. Luiz Eduardo Machado,Prof. Dr. Ronaldo Ribeiro Jacobina.

 

Voltar
 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2006 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br