ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Cateterismo na troca de válvula pulmonar via catéter em debate

A partir do segundo semestre de 2011, começam a ser realizadas no Brasil as cirurgias de substituição de válvula pulmonar via catéter. A técnica, que já é difundida há uma década na Europa e realizada há cerca de três anos nos Estados Unidos, permite uma intervenção menos invasiva, mas tem indicação restrita e requer bastante experiência dos cirurgiões envolvidos.

O diretor de cateterismo cardíaco e terapia intervencionista do Centro do Coração do Nationwide´s Children´s Hospital, Dr. John Cheatham, foi o responsável pela Conferência, presidida pelo cirurgião do Hospital Dante Pazzanese, de São Paulo, que destacou a importância de criar familiaridade com os novos procedimentos. “É importante que haja conscientização de que essa tecnologia está disponível no mundo e vai chegar ao Brasil”, destaca Dr. Pedra, que vê como principal benefício para os pacientes a possibilidade de substituição da válvula pulmonar sem necessidade de novas cirurgias.

O próprio Dr. Cheatham deverá acompanhar as primeiras cirurgias no Brasil, como normalmente acontece quando uma técnica é introduzida em determinado país. “Os primeiros casos são monitorados por médicos de fora”, explica Dr. Pedra, que atribui a defasagem na liberação da técnica no território nacional aos critérios adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. “É preciso comprovar a segurança e eficácia dos procedimentos, a Anvisa está bem restrita com relação a isso”, diz Dr. Pedra.


Jornalista Responsável - Alan Rodrigues - DRT 1.625/BA

 

Voltar
 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2006 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br