ÚLTIMAS NOTÍCIAS


FUNCOR SBC/BA mobiliza população no Dia Nacional de Combate ao Tabaco

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia reuniu cerca de 100 pessoas num dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Farol da Barra, na 2ª edição da corrida/caminhada Venha parar de fumar correndo. Cenário de festas populares, como o carnaval, o local serviu de espaço para uma mobilização em prol da saúde, no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.
 
Vestidos com a camisa da corrida, pessoas de diversas idades, cada uma no seu ritmo, percorreram o trajeto de cinco quilômetros pela orla de Salvador. Antes do exercício, todos fizeram alongamento numa aula de tai shi shuan e após a chegada, um momento de relaxamento e meditação.

A ação contou com a parceria da Sociedade de Pneumologia da Bahia. Foram oferecidos exames de espirometria, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea, além da distribuição de folhetos explicativos a cerca dos malefícios do cigarro e encaminhamento dos fumantes dispostos a deixar o hábito, através de programas gratuitos.

Oportunidade que a artista plástica Núbia Bacelar Veloso não deixou passar. Dos 54 anos de vida, 40 tiveram a presença constante do cigarro. E os danos não foram somente à saúde física. Segundo Núbia, a vício à nicotina comprometeu toda a dentição e a fez perder muito peso. Com o aspecto mais envelhecido, Núbia deixou de lado a auto-estima ao ponto de nem se olhar mais no espelho. Trazida por uma amiga ao evento da SBC-BA, ela começou a se animar em recomeçar uma nova história. Encaminhada ao centro de tratamento, agora é buscar força de vontade para deixar o cigarro. “Tudo de bom em minha vida foi tirado pelo cigarro. Quero reescrever minha história e resgatar o meu amor próprio”, salienta a artista plástica.

A SBC-BA em parceria com a empresa de publicidade Idéia 3 Comunicação desenvolveu uma campanha com o tema Nada mata mais que o cigarro. Pare enquanto é tempo. Diversas peças publicitárias foram desenvolvidas desde vídeo, outdoor e busdoor, anúncios de jornais, revistas e full banner. A Central de Outdoor Bahia e a TV Aratu afiliada do SBT fizeram divulgações gratuitas como forma de apoio à campanha.

Jornalista responsável:
Cinthya Brandão
DRT/Ba 2.397
 

Voltar
 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2006 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br